A Escola Territorial Álvares de Azevedo foi criada através do Decreto no 874 de 18/11/1977 e iniciou suas atividades no dia 13 de fevereiro de 1978.Foi a segunda escola do município de Vilhena, criada ainda na época do EX-Território de Rondônia. Construída no coração da cidade, situada à Avenida Liberdade, 3950. Fone 3322-8865, desde a sua criação possui uma infraestrutura privilegiada foi dirigida inicialmente pela professora Marlene de Andrade Campana e no ano seguinte pelo professor José Zenon dos Anjos, e atualmente sob a gestão de Ariston Cesar Vieira Amaro e Maria Lúcia de Souza. Hoje alguns profissionais que colaboraram na gestão escolar ainda fazem parte do corpo docente do colégio.
A escolha do nome da escola foi sugerida pelo o professor José Zenon dos Anjos em homenagem ao nobre poeta brasileiro, nascido em São Paulo e que faleceu em 1852 aos 21 anos, deixando-nos um legado de obras literárias que contribuiu para o enriquecimento da nossa literatura.
Nascida com o município, a escola passou por diversas fases acompanhando o ritmo do desenvolvimento regional. É considerada uma das melhores escola da região, e dentro da Educação Pública está entre as (dez) melhores, por ela já passaram alunos que hoje são profissionais renomados de nível superior já capacitados e profissionais competentes do município e região.
Fonte: Arquivo interno da EEEFM Álvares de Azevedo.